Avançar para o conteúdo principal

como vencer o suicídio (1)

A Bíblia diz que o reino de Deus é justiça, paz e alegria (Romanos 14:17). Isso significa que Deus quer que sejas feliz. Se te voltares para Ele, Ele dar-te-á agora mesmo, alegria aqui na terra.

Nesta série de artigos, vamos observar várias razões porque hoje, tantas pessoas se querem suicidar. Mas a verdadeira razão é o diabo. Ele quer convencer-te a matares-te para que passes a vastidão da eternidade separado de Deus.

O suicídio não é a saída para os teus problemas: Jesus é a saída! Nestes artigos aprenderás que, através de Jesus, podes experimentar alegria e felicidade na tua vida, agora.

ESTATÍSTICAS

A Revista Visão publicou um artigo interessante a respeito do assunto. Clique AQUI para aceder ao artigo. É assustador saber que anualmente perdem-se trinta e cinco milhões de anos de vida, em todo o mundo, devido à mortalidade provocada pelo suicídio. 

Segundo um artigo do Sábado, em 2017 ocorreram em Portugal 1061 casos de suicídio. A taxa bruta de mortalidade mantém-se mais elevada no Alentejo mas foi na Área Metropolitana de Lisboa que mais suicídios se registaram (267), com particular incidência na faixa etária dos 45 aos 54 anos.

Recomendo visualização de vídeo da RTP de 01 de março de 2019 referente ao suicídio. Clique AQUI

COMO LIDAR COM O SUICÍDIO

Quando um problema se torna tão grande como este, as pessoas que se preocupam perguntam: "O que é que podemos fazer para ajudar?" Milhões de pessoas que se sentem desamparadas e sem esperança precisam de amor e carinho. Mas elas também precisam de compreender exactamente o que é o suicídio: o acto de tirar a vida humana.

UMA FORMA DE HOMICÍDIO

Há designações diferentes para as diferentes maneiras de tirar a vida ao próximo. Matar deliberadamente um dos pais, em particular o pai, é parricídio. Fraticídio é matar um irmão ou uma irmã. Infanticídio, um bebé e aborto, um feto.

Deus disse: "Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos descrentes, aos abomináveis, aos homicidas, aos devassos, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago de fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Apocalipse 21:7,8).

A morte é uma alienação da actividade. A segunda morte significa ficar separado para sempre, de Deus sem nenhuma hipótese de vida nem de auto-ajuda. Este último tormento é muito pior do que qualquer outro.

Nesta lista daqueles que vão ser punidos eternamente, Deus inclui os assassinos. O suicídio, que é tirar a própria vida, é uma forma de assassínio.

Os tempos em que vivemos são fora do normal. Por todo o mundo, há mais violência do que alguma vez houve em toda a história registada. 

Os relacionamentos humanos são violentos. Além de se matarem a si próprias, as pessoas lutam entre si e matam-se umas às outras em guerras e rebeliões, derrubando governos. Tendo-se tornado poderosos através de meios violentos, quase metade dos governos do mundo são militares.

Nos media sociais lemos acerca de guerrilhas que destroem. 

A natureza também reflecte a violência dos nossos dias. Têm sido registado mais tremores de terra do que antes. A violência cósmica tem acelerado. As pessoas estremecem, quase diariamente, com as notícias de fogos que destroem florestas, cidades e vidas. Tufões e furacões surgem sem previsão e matam milhares de pessoas.

Nestes dias sem precedentes de violência global, deves ter em consideração a decisão de não tirares a tua própria vida.

Alguns médicos classificam o alcoolismo e o suicídio como doenças. Dizem que o alcoolismo é a única doença em que as vítimas se divertem. 

Os homens e as mulheres tornam-se alcoólicos bebendo voluntariamente, por prazer. O alcoolismo não é uma doença - é um pecado. Muitas pessoas são libertas, instantaneamente, do alcoolismo pelo poder de Deus ao entregarem as suas vidas ao Senhor Jesus Cristo.

Os médicos chamam ao suicídio uma doença, as nossas leis chamam de crime, mas a Palavra de Deus diz que é um pecado. Um dos dez mandamentos diz: "Não matarás" (Êxodo 20:13). Isto quer dizer que não se deve matar ninguém, inclusive o próprio.

Quer tu tires a sua vida ou a de outra pessoa, estás a comer assassínio. Nós devemos compreender que a vida humana tem dignidade e não deixa de existir com a morte. Ela é eterna, imortal. A Bíblia diz que tanto os mortos em Cristo, como os ímpios mortos, ressuscitarão - II Coríntios 4:14; I Coríntios 15:52; Apocalipse 20:12-15.

Todos os mortos ressuscitarão e serão julgados por Deus pelas suas vidas. Nunca te apresentes diante de Deus como um assassino, com o teu próprio sangue nas mãos.

(continua)

Parte 2 - clique AQUI


Comentários

Mensagens populares deste blogue

como vencer o suicídio (6)

DEUS QUER QUE SEJAS FELIZ Deus não quer que a tua mente nem o teu espírito estejam deprimidos. Deus quer que a Sua alegria estejam dentro de ti. Nós sabemos isto porque a Bíblia diz que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria (Romanos 14:7). Não é tristeza, rejeição e desilusão! Deus pode dar-te a segurança mental e emocional de que precisas para experimentar alegria na vida, agora mesmo. As pessoas que sabem como viver podem ser extremamente felizes nas piores circunstâncias. Tendo a atitude correcta em relação a Deus, as pessoas com escassos meios materiais, vítimas de doenças terríveis e outros infortúnios, podem aprender a ser felizes. Elas vivem com um propósito. As circunstâncias materiais não devem afectar a tua felicidade. Faz o que a Bíblia diz: ama a Deus de todo o teu coração e serve-O. Considera-O por todas as coisas boas que Ele fez e pela vida que Ele te deu. Ama, perdoa e procura levar paz aos próximo. Então serás feliz. VÊ BEM AS COISAS As pessoas que consid

como vencer o suicídio (2)

parte 2 PREDOMINA A AUTO-DESTRUIÇÃO A auto-destruição é o factor principal da violência global de hoje em dia. Os Homens tentam impôr a sua própria morte através de vários meios. Alguns, deliberadamente, trabalham em excesso. Outros tentam beber até se tornarem insensíveis, à espera de morrer nesse estado. Outros abrem o gás em salas sem ventilação. Outros ligam os carros em garagens fechadas. Outras ingerem doses excessivas de fármacos todas as noites. O suicídio está incluído nas 10 principais causas de morte em Portugal.  Os psiquiatras têm uma taxa de suicídio muito elevada. Não sabendo o que fazer com os problemas que caem sobre eles, suicidam-se. Os dentistas também têm uma taxa de suicídio extremamente elevada. Os enfermeiros, os professores, os polícias e ministros da fé também estão incluídos na lista de profissões de grande desgaste emocional que podem levar ao suicídio. A epidemia do suicídio afecta a sociedade, as nossas famílias e a Igreja. Devemos pensar, fal