Avançar para o conteúdo principal

como vencer o suicídio (2)


parte 2

PREDOMINA A AUTO-DESTRUIÇÃO


A auto-destruição é o factor principal da violência global de hoje em dia. Os Homens tentam impôr a sua própria morte através de vários meios. Alguns, deliberadamente, trabalham em excesso. Outros tentam beber até se tornarem insensíveis, à espera de morrer nesse estado. Outros abrem o gás em salas sem ventilação. Outros ligam os carros em garagens fechadas. Outras ingerem doses excessivas de fármacos todas as noites.


O suicídio está incluído nas 10 principais causas de morte em Portugal. 

Os psiquiatras têm uma taxa de suicídio muito elevada. Não sabendo o que fazer com os problemas que caem sobre eles, suicidam-se. Os dentistas também têm uma taxa de suicídio extremamente elevada. Os enfermeiros, os professores, os polícias e ministros da fé também estão incluídos na lista de profissões de grande desgaste emocional que podem levar ao suicídio.


A epidemia do suicídio afecta a sociedade, as nossas famílias e a Igreja. Devemos pensar, falar e orar acerca disso. Devemos sensibilizar outros para que compreendam que o suicídio é um pecado.


O SUICÍDIO É RARO (mas também acontece) ENTRE AS PESSOAS QUE TEMEM A DEUS


Através da história, os pagãos olharam sempre para o findar da vida, incluindo o aborto, como aceitável. É comum eles suicidarem-se, enquanto as pessoas que temem o Grandioso Deus Vivo raramente o fazem.


Os antigos gregos e os romanos toleravam o suicídio. Alguns grandes homens da história, como Séneca e Aníbal, mataram-se. Algumas nações glorificavam o suicídio, especialmente durante a guerra. Pilotando os seus aviões em direcção aos porta-aviões inimigos, os pilotos japoneses davam as suas vidas, voluntariamente, pelo seu país. Os japoneses dizem que estes pilotos tornavam-se deuses.


O povo que se manteve firme durante mais tempo na verdade eterna, os israelitas, abominam o suicídio. A Bíblia foi escrita durante um período de cerca de 1600 anos. Os israelitas dir-lhe-ão, de imediato, que os escritores da Bíblia apenas registam 4 suicídios durante esta grande extensão de tempo.


O primeiro suicídio foi o do rei Saul. O primeiro rei de Israel matou-se porque perdeu o respeito do povo. Depois de sofrer a derrota na batalha contra os filisteus, Saul perdeu o respeito pela nação, colocando o seu trono em risco. Estando desviado, Saul deitou tudo a perder aos olhos de Deus.


I Samuel 31:4 relata que Saul disse ao seu criado de armas para o atravessar com a sua espada. Quando o criado de armas recusou, o próprio Saul tirou a espada e lançou-se sobre ela. Vendo que o rei tinha feito, o criado de armas também se matou.


O terceiro suicídio registado na Bíblia, também ocorreu durante o tempo de David. Aquitofel era um homem sábio dos seus dias e um confidente e conselheiro do rei David. Quando Absalão tentou apoderar-se do trono do seu pai, David, Aquitofel decidiu juntar-se a Absalão. No entanto, Absalão escolheu seguir o conselho de homens mais novos em vez do de Aquitofel. Quando ele soube disto, foi para a sua cidade, pôs a sua casa em ordem e enforcou-se (II Samuel 17:23). Aquitofel suicidou-se por várias razões: (1) vergonha (ele fez da sua vida uma confusão); (2) culpa (ele tinha trabalhado para David durante muito tempo e sabia que estava errado traí-lo. A culpa faz as pessoas ficarem desesperadas); (3) alienação (ele não tinha ninguém para quem se voltar. Ele tinha enganado e lutado contra David. Absalão tinha recusado o seu conselho); (4) um sentimento de desespero (ele era um grande homem. O que é que ele podia fazer a seguir?); (5) fracasso (porque ele se tinha tornado um fracasso, a depressão veio sobre ele); (6) angústia (ele pensou que o mundo tinha desabado sobre ele e não sabia o que fazer); (7) desiludido com a vida, Batseba, contra quem David pecou, era membro da família de Aquitofel.


Os primeiros três suicídio estão registado no Antigo Testamento. O quarto, no Novo Testamento. Judas traiu Jesus e depois matou-se (Mateus 26:14,15; 27:5)


As pessoas que viveram durante os tempos bíblicos experimentaram tempos difíceis - problemas grandes e tristezas - tal como as pessoas dos nossos dias. Mas, ao contrário dos segundos, raramente se suicidavam.


Como é que as pessoas dos nossos dias vencem o desejo de se matarem?


A resposta vem, forçosamente, através de uma destas pessoas dos tempos bíblicos... David disse: "porque estás abatida, ó minha alta e porque te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, na salvação da sua presença" (Salmo 42:5).


David sabia mais acerca da vida do que nós sabemos. Ele compreendia os seus problemas. No versículo acima citado, David estava a falar consigo mesmo - o seu espírito estava a falar para a sua alma: "porque estás abatido, David? E porque te perturbas em mim?"


David respondeu com uma resposta positiva a uma situação negativa. Ele disse: "espera em Deus". Ele estava a transmitir esta solução a mim e a ti.


CONTINUA...  "Porque é que as pessoas cometem suicídio?"


Parte 1 - clique AQUI

Parte 3 - clique AQUI (disponível em breve)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

como vencer o suicídio (6)

DEUS QUER QUE SEJAS FELIZ Deus não quer que a tua mente nem o teu espírito estejam deprimidos. Deus quer que a Sua alegria estejam dentro de ti. Nós sabemos isto porque a Bíblia diz que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria (Romanos 14:7). Não é tristeza, rejeição e desilusão! Deus pode dar-te a segurança mental e emocional de que precisas para experimentar alegria na vida, agora mesmo. As pessoas que sabem como viver podem ser extremamente felizes nas piores circunstâncias. Tendo a atitude correcta em relação a Deus, as pessoas com escassos meios materiais, vítimas de doenças terríveis e outros infortúnios, podem aprender a ser felizes. Elas vivem com um propósito. As circunstâncias materiais não devem afectar a tua felicidade. Faz o que a Bíblia diz: ama a Deus de todo o teu coração e serve-O. Considera-O por todas as coisas boas que Ele fez e pela vida que Ele te deu. Ama, perdoa e procura levar paz aos próximo. Então serás feliz. VÊ BEM AS COISAS As pessoas que consid

como vencer o suicídio (1)

A Bíblia diz que o reino de Deus é justiça, paz e alegria (Romanos 14:17). Isso significa que Deus quer que sejas feliz. Se te voltares para Ele, Ele dar-te-á agora mesmo, alegria aqui na terra. Nesta série de artigos, vamos observar várias razões porque hoje, tantas pessoas se querem suicidar. Mas a verdadeira razão é o diabo. Ele quer convencer-te a matares-te para que passes a vastidão da eternidade separado de Deus. O suicídio não é a saída para os teus problemas: Jesus é a saída! Nestes artigos aprenderás que, através de Jesus, podes experimentar alegria e felicidade na tua vida, agora. ESTATÍSTICAS A Revista Visão publicou um artigo interessante a respeito do assunto. Clique AQUI para aceder ao artigo. É assustador saber que anualmente perdem-se trinta e cinco milhões de anos de vida, em todo o mundo, devido à mortalidade provocada pelo suicídio.  Segundo um artigo do Sábado, em 2017 ocorreram em Portugal 1061 casos de suicídio. A taxa bruta de mortalidade mantém-se