Avançar para o conteúdo principal

como vencer o suicídio (3)


PORQUE É QUE AS PESSOAS COMETEM SUICÍDIO?

O instinto mais forte na natureza humana é a auto-preservação: lutar pelos alimentos, roupas, por outras palavras, cuidar de si próprio. Quando um ser humano destrói a sua própria vida, ele quebra o poder mais forte do seu instinto. Como é que as pessoas chegam a esta situação extrema tão contrária às suas naturezas?

Os médicos dizem que as pessoas se suicidam por várias razões: 

Algumas pessoas ficam desapontadas quando não podem compartilhar as suas vidas com alguém que elas escolheram. Preferem matar-se a viver sem essa pessoa. Grande parte deste grupo é do sexo feminino. 

Outro grupo de pessoas experimenta a "depressão da meia-idade". Pelos seus quarenta, cinquenta anos, estas pessoas são geralmente estáveis e bem sucedidas. Mas ficaram deprimidas, sentindo que as suas vidas não têm significado e muitas vezes estão preocupadas com a aparência exterior e a sua capacidade sexual. O diabo diz-lhes para se matarem.

Algumas pessoas são apanhadas em relacionamentos destrutivos, geralmente com um amante ou a mãe. Cada pessoa parece que traz ao de cima o pior da outra. Cada uma tem tendências suicidas ou homicidas. Mas, tanto uma como outra sentem que não podem viver sem a outra pessoa. As pessoas deste e do primeiro grupo mencionado precisam de aprender que a única pessoa sem a qual não podem passar é Jesus.

Algumas pessoas suicidam-se porque estão perturbadas emocionalmente e são violentas. Impacientes, impulsivas e depressivas, levam vidas destrutivas. Algumas estão submetidas a tratamento psiquiátrico. Um médico disse que o amor proveniente da mulher ou do homem certo, ou as palavras e o amor do pastor certo, podem salvar muitos da auto-destruição.

Algumas sentem-se rejeitadas. Muitas são mulheres que se sentem abandonadas pelo homem que amam. No entanto, frequentemente estão a reagir com uma perspectiva distorcida adquirida numa experiência anterior com um homem. Elas enfatizam demasiado a importância dos seus atractivos, que estão a perder. Na infância eram, ou pensam que eram, rejeitadas pelos pais.

Outro grupo de pessoas é o dos psicóticos - as suas mentes não funcionam. Raciocinando de modo impróprio, matam-se. 

A maior parte das vezes as pessoas suicidam-se quando não vêem solução alguma para um problema específico.

As suas vidas podem ter levado uma reviravolta. Elas podem estar financeiramente falidas, ou quase. Podem ter perdido os empregos e ter começado a beber. Podem ter tido uma desilusão numa situação familiar. Elas estão deslocadas das pessoas à sua volta.

Quando tentam endireitar as suas vidas, falham. Elas podem ter procurado emprego e as portas terem-se fechado na sua cara. Sem saber para onde se voltarem, estas pessoas matam-se.

A taxa de suicídio é elevada entre os adolescentes. As raparigas tentam suicidar-se com mais frequência do que os rapazes, mas os rapazes têm mais êxito que as raparigas. A razão principal pela qual os adolescentes se tentam suicidar tem a ver com problemas familiares.

Nós sentimos uma compaixão especial pelas pessoas mais velhas que estão sozinhas. A maior parte das vezes ainda são cidadãos úteis. Porque sentem que são inúteis e que já não são importantes, porque não se sentem amadas e felizes, pensam: "Eu bem que podia estar morto. Porque é que não hei-de acabar com tudo?"

CONTINUA...

Parte 1 - clique AQUI
Parte 2 - clique AQUI
Parte 4 - clique AQUI (brevemente)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

como vencer o suicídio (6)

DEUS QUER QUE SEJAS FELIZ Deus não quer que a tua mente nem o teu espírito estejam deprimidos. Deus quer que a Sua alegria estejam dentro de ti. Nós sabemos isto porque a Bíblia diz que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria (Romanos 14:7). Não é tristeza, rejeição e desilusão! Deus pode dar-te a segurança mental e emocional de que precisas para experimentar alegria na vida, agora mesmo. As pessoas que sabem como viver podem ser extremamente felizes nas piores circunstâncias. Tendo a atitude correcta em relação a Deus, as pessoas com escassos meios materiais, vítimas de doenças terríveis e outros infortúnios, podem aprender a ser felizes. Elas vivem com um propósito. As circunstâncias materiais não devem afectar a tua felicidade. Faz o que a Bíblia diz: ama a Deus de todo o teu coração e serve-O. Considera-O por todas as coisas boas que Ele fez e pela vida que Ele te deu. Ama, perdoa e procura levar paz aos próximo. Então serás feliz. VÊ BEM AS COISAS As pessoas que consid

como vencer o suicídio (1)

A Bíblia diz que o reino de Deus é justiça, paz e alegria (Romanos 14:17). Isso significa que Deus quer que sejas feliz. Se te voltares para Ele, Ele dar-te-á agora mesmo, alegria aqui na terra. Nesta série de artigos, vamos observar várias razões porque hoje, tantas pessoas se querem suicidar. Mas a verdadeira razão é o diabo. Ele quer convencer-te a matares-te para que passes a vastidão da eternidade separado de Deus. O suicídio não é a saída para os teus problemas: Jesus é a saída! Nestes artigos aprenderás que, através de Jesus, podes experimentar alegria e felicidade na tua vida, agora. ESTATÍSTICAS A Revista Visão publicou um artigo interessante a respeito do assunto. Clique AQUI para aceder ao artigo. É assustador saber que anualmente perdem-se trinta e cinco milhões de anos de vida, em todo o mundo, devido à mortalidade provocada pelo suicídio.  Segundo um artigo do Sábado, em 2017 ocorreram em Portugal 1061 casos de suicídio. A taxa bruta de mortalidade mantém-se

como vencer o suicídio (2)

parte 2 PREDOMINA A AUTO-DESTRUIÇÃO A auto-destruição é o factor principal da violência global de hoje em dia. Os Homens tentam impôr a sua própria morte através de vários meios. Alguns, deliberadamente, trabalham em excesso. Outros tentam beber até se tornarem insensíveis, à espera de morrer nesse estado. Outros abrem o gás em salas sem ventilação. Outros ligam os carros em garagens fechadas. Outras ingerem doses excessivas de fármacos todas as noites. O suicídio está incluído nas 10 principais causas de morte em Portugal.  Os psiquiatras têm uma taxa de suicídio muito elevada. Não sabendo o que fazer com os problemas que caem sobre eles, suicidam-se. Os dentistas também têm uma taxa de suicídio extremamente elevada. Os enfermeiros, os professores, os polícias e ministros da fé também estão incluídos na lista de profissões de grande desgaste emocional que podem levar ao suicídio. A epidemia do suicídio afecta a sociedade, as nossas famílias e a Igreja. Devemos pensar, fal