Avançar para o conteúdo principal

como vencer o suicídio (3)


PORQUE É QUE AS PESSOAS COMETEM SUICÍDIO?

O instinto mais forte na natureza humana é a auto-preservação: lutar pelos alimentos, roupas, por outras palavras, cuidar de si próprio. Quando um ser humano destrói a sua própria vida, ele quebra o poder mais forte do seu instinto. Como é que as pessoas chegam a esta situação extrema tão contrária às suas naturezas?

Os médicos dizem que as pessoas se suicidam por várias razões: 

Algumas pessoas ficam desapontadas quando não podem compartilhar as suas vidas com alguém que elas escolheram. Preferem matar-se a viver sem essa pessoa. Grande parte deste grupo é do sexo feminino. 

Outro grupo de pessoas experimenta a "depressão da meia-idade". Pelos seus quarenta, cinquenta anos, estas pessoas são geralmente estáveis e bem sucedidas. Mas ficaram deprimidas, sentindo que as suas vidas não têm significado e muitas vezes estão preocupadas com a aparência exterior e a sua capacidade sexual. O diabo diz-lhes para se matarem.

Algumas pessoas são apanhadas em relacionamentos destrutivos, geralmente com um amante ou a mãe. Cada pessoa parece que traz ao de cima o pior da outra. Cada uma tem tendências suicidas ou homicidas. Mas, tanto uma como outra sentem que não podem viver sem a outra pessoa. As pessoas deste e do primeiro grupo mencionado precisam de aprender que a única pessoa sem a qual não podem passar é Jesus.

Algumas pessoas suicidam-se porque estão perturbadas emocionalmente e são violentas. Impacientes, impulsivas e depressivas, levam vidas destrutivas. Algumas estão submetidas a tratamento psiquiátrico. Um médico disse que o amor proveniente da mulher ou do homem certo, ou as palavras e o amor do pastor certo, podem salvar muitos da auto-destruição.

Algumas sentem-se rejeitadas. Muitas são mulheres que se sentem abandonadas pelo homem que amam. No entanto, frequentemente estão a reagir com uma perspectiva distorcida adquirida numa experiência anterior com um homem. Elas enfatizam demasiado a importância dos seus atractivos, que estão a perder. Na infância eram, ou pensam que eram, rejeitadas pelos pais.

Outro grupo de pessoas é o dos psicóticos - as suas mentes não funcionam. Raciocinando de modo impróprio, matam-se. 

A maior parte das vezes as pessoas suicidam-se quando não vêem solução alguma para um problema específico.

As suas vidas podem ter levado uma reviravolta. Elas podem estar financeiramente falidas, ou quase. Podem ter perdido os empregos e ter começado a beber. Podem ter tido uma desilusão numa situação familiar. Elas estão deslocadas das pessoas à sua volta.

Quando tentam endireitar as suas vidas, falham. Elas podem ter procurado emprego e as portas terem-se fechado na sua cara. Sem saber para onde se voltarem, estas pessoas matam-se.

A taxa de suicídio é elevada entre os adolescentes. As raparigas tentam suicidar-se com mais frequência do que os rapazes, mas os rapazes têm mais êxito que as raparigas. A razão principal pela qual os adolescentes se tentam suicidar tem a ver com problemas familiares.

Nós sentimos uma compaixão especial pelas pessoas mais velhas que estão sozinhas. A maior parte das vezes ainda são cidadãos úteis. Porque sentem que são inúteis e que já não são importantes, porque não se sentem amadas e felizes, pensam: "Eu bem que podia estar morto. Porque é que não hei-de acabar com tudo?"

CONTINUA...

Parte 1 - clique AQUI
Parte 2 - clique AQUI
Parte 4 - clique AQUI (brevemente)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

workshop de gestão financeira familiar

Estamos a promover um mini-curso sobre Gestão Financeira Familiar .  Prevemos que sejam 4 sessões de 2 horas   onde serão abordados temas como: Rendimentos e Gastos Bons administradores Dívidas Orçamentos Dicas de poupança Investimentos ... e outros As datas das sessões serão anunciadas em breve. Os lugares são limitados (20 participantes), e é necessário que faça uma inscrição até 10 de novembro . Faça a sua inscrição... clique AQUI.

como vencer o suicídio (2)

parte 2 PREDOMINA A AUTO-DESTRUIÇÃO A auto-destruição é o factor principal da violência global de hoje em dia. Os Homens tentam impôr a sua própria morte através de vários meios. Alguns, deliberadamente, trabalham em excesso. Outros tentam beber até se tornarem insensíveis, à espera de morrer nesse estado. Outros abrem o gás em salas sem ventilação. Outros ligam os carros em garagens fechadas. Outras ingerem doses excessivas de fármacos todas as noites. O suicídio está incluído nas 10 principais causas de morte em Portugal.  Os psiquiatras têm uma taxa de suicídio muito elevada. Não sabendo o que fazer com os problemas que caem sobre eles, suicidam-se. Os dentistas também têm uma taxa de suicídio extremamente elevada. Os enfermeiros, os professores, os polícias e ministros da fé também estão incluídos na lista de profissões de grande desgaste emocional que podem levar ao suicídio. A epidemia do suicídio afecta a sociedade, as nossas famílias e a Igreja. Devemos pensar,...

Fome no mundo continua a crescer e em 2018 afetou mais de 821 milhões de pessoas

Fome no mundo continua a crescer e em 2018 afectou mais de 821 milhões de pessoas Dados do relatório da ONU indicam que cerca de 149 milhões de crianças com menos de cinco anos têm um crescimento deficitário.  A fome no mundo está a crescer há três anos consecutivos, tendo afectado 821,6 milhões de pessoas em 2018, contra as 811 milhões registadas no ano anterior, segundo um relatório assinado por várias agências da ONU hoje divulgado.  Em termos mais precisos, 1 em cada 9 pessoas no mundo não tinha o suficiente para comer em 2018, segundo os dados do relatório anual "O estado da segurança alimentar e nutrição no mundo", documento assinado, entre outras agências, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após várias décadas em queda, o flagelo da fome começou novamente a ganhar dimensão a partir de 2015, referiram as agências signatárias ...